Blogging

O poder das ervas Argentinas

Tomar chá é uma cultura bem antiga e ainda conceituada na Argentina. Reconhecida como um costume asiático, mas está por todo o mundo, especialmente no pais do Tango, tanto que qualquer um conhece pelo menos um tipo de chá seja para alívio de dores, cólicas, para melhorar a digestão ou até mesmo para emagrecer.
Existem várias histórias sobre a origem dos chás, porém a mais comum conta que um chinês fez a descoberta ao ferver um pouco de água embaixo de uma árvore. Uma folha caiu no recipiente e deu um delicioso sabor na sua água. Dessa forma nasceu a infusão, que passou a ser uma atividade cultural em países como China, Inglaterra e Japão. Os chás além de serem feitos com água, podem levar leite, feito comum na Inglaterra.

cha-natural

São vários os tipos de ervas usadas para infusão e cada uma tem seus benefícios à saúde.
As mais conhecidas são:
Chá verde, chá preto ou chá branco, originados da mesma erva, a Camellia Sinensis. O consumo pode ajudar a acelerar o metabolismo, ajudar na digestão, desentoxicar o organismo evitando o envelhecimento precoce.

Chá de erva cidreira, Melissa ou Citronela, originados da erva Melissa Officinalis. Esses chás são calmantes, ajudam no sistema gástrico e também podem ser usados como anti-inflamatório.

Chá de camomila, proveniente da erva Matriarca Chamomilla, ajuda a aliviar dores intestinais, estomacais e também é calmante, portanto pode ser utilizado para alívio da tensão nervosa.

Chá de boldo, originado da erva Plectrantus barbatus, é calmante, atua no sistema respiratório, melhora a ação intestinal e ajuda a combater dores hepáticas (no fígado).

Chá de carqueja, originado da erva Baccharis trimera, melhora a digestão, é diurético e por isso ajuda a eliminar toxinas presentes no sangue e na urina. Um ótimo aliado quando se trata de emagrecimento.

Chá de hibisco – proveniente das flores e botões da Hibiscus sabdariffa, combate a retenção de liquido, auxilia na digestão e eliminação de gorduras, também é usado para emagrecimento definitivo.

Chá de ginseng – originado da erva Pannax quinquefolium, esse chá atua diretamente no sistema nervoso central dando energia, revitalização física e mental, assim previne estresse e depressão.

chas-naturais
A melhor maneira para se preparar um chá é por meio da infusão. As folhas devem ser colocadas em água quente por 10 a 15 minutos. Uma colher de café da erva para 300ml é o suficiente.

Mas é bom recordar que as ervas trazem sim benefícios à saúde, porém não existe nenhuma comprovação de que elas sejam capazes de curar alguma enfermidade, por isso sempre consulte um médico.

Os chás são encontrados em casas ou lojas de produtos naturais.

Chás sem adição de açúcar não possuem nenhuma caloria, pode ser consumido por qualquer pessoa, e não engorda.
Algumas fusões podem ser misturadas com suco de limão e levadas á geladeira. Além de refrescante, fica delicioso!

Incluso é possivel fazer receitas muito gostosas com algumas dessas ervas, por exemplo um salmão em crosta de ervas!! uuuhhhmmmmm

Padrão